
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
A Comissão de Participação Popular é um instrumento da Câmara Municipal que busca inserir ativamente a sociedade civil no processo de discussão e tomada de decisões do Legislativo Marianense. Presidida pelo vereador Manoel Douglas "Preto" (PV), tem como vice-presidente o vereador Marcelo Macedo (MDB) e como secretário o vereador "Pedrinho Salete" (CIDADANIA). A Comissão se reúne toda quinta-feira, a partir das 14h. As reuniões são realizadas remotamente e transmitidas ao vivo no site e página do Facebook da Câmara de Mariana.
O objetivo da Comissão é potencializar a participação popular nas discussões e construções de políticas públicas, uma vez que acolhe as demandas da sociedade civil organizada em Conselhos Municipais, Associações de Bairros, Movimentos Sociais e Coletivos diversos e, também demandas coletivas apresentadas à Comissão. Essas demandas podem ser encaminhadas para a Ouvidoria da Câmara, através do site: http://camarademariana.mg.gov.br/ouvidoria/ ou também por telefone: (31) 3557-6222.
Por que uma Comissão de Participação Popular?
No Brasil, desde o processo de redemocratização e instauração da Constituição Brasileira de 1988, diferentes formas de participação popular foram pensadas e adotadas pelos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, com o intuito de inserir ativamente a sociedade civil nas tomadas de decisões do setor público. E, três instrumentos se consolidaram como decisivos nessa dinâmica de assimilação das comunidades nas atividades do primeiro setor: conselhos municipais de políticas públicas, orçamento participativo e audiências públicas.
A Câmara, enquanto uma Instituição Pública, tem o compromisso de criar mecanismos decisórios que sejam democráticos e plurais. Mas para que seu objetivo seja alcançado é necessário que a população participe da Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal de Mariana!
Acompanhe a próxima reunião, nesta quinta-feira, às 14h. Essa, que será a quarta reunião da Comissão realizada este ano, tem como temática a continuidade da discussão ocorrida no dia 23/02/2021, sobre a possibilidade da criação de uma Subprefeitura na Cidade Alta. Foram convidados os representantes das Associações dos bairros Cabanas, Santa Rita de Cássia, Cartucha, Vale Verde e Santa Clara e o Assessor Técnico da Prefeitura de Mariana, Dr. Israel Quirino.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00