
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
A manhã da última quinta-feira, 03, foi marcada por visitas técnicas aos bairros Rosário e Nossa Senhora Aparecida da Comissão Permanente de Viação, Obras Públicas, Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Mariana.
A manhã da última quinta-feira, 03, foi marcada por visitas técnicas aos bairros Rosário e Nossa Senhora Aparecida da Comissão Permanente de Viação, Obras Públicas, Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Mariana. A solicitação das visitas partiu do vereador Gerson Cunha (PSC). “Nossa intenção com as fiscalizações é fazer com que os trabalhos tenham continuidade e a população seja beneficiada. Entendemos que este é o momento para que as adequações de projeto aconteçam para evitar qualquer tipo de interrupção das intervenções”, afirma Gerson.
No bairro Nossa Senhora Aparecida, os parlamentares acompanharam as obras de instalação das redes de esgoto e drenagem e observaram a área que futuramente receberá pavimentação. Toda a estrutura das ruas que fazem a ligação da parte baixa do bairro com a parte superior está sendo preparada. Os vereadores participantes da visita, Marcelo Macedo (PSDB), presidente da Comissão; Gerson Cunha, secretário; e a vereadora Daniely Alves (PR), solicitaram aos representantes do Executivo que todas as ruas não pavimentadas do entorno das intervenções sejam incluídas no projeto. “Solicitamos esta análise para que não seja um investimento jogado fora, uma vez que apenas um trecho das ruas foi licitado e não haverá tempo hábil para nova licitação antes do período chuvoso”, destacou Marcelo Macedo.
Em seguida, os vereadores seguiram para a Rua Ilha Grande, no mesmo bairro. Naquele ponto o SAAE iniciou uma intervenção com a instalação de manilhas e estrutura de água e esgoto, porém ainda é necessária a finalização dos trabalhos, o que, segundo o Executivo, depende da Secretaria de Transportes e Estradas Vicinais. Os edis solicitaram que a estrutura de máquinas que está no bairro seja aproveitada para o término e pavimentação da via.
O terceiro ponto do bairro a ser visitado pela Comissão foi a Rua Urca. Na localidade, os vereadores constataram que é necessário que o Executivo solicite à empresa Vivo, responsável pela antena instalada na localidade, que efetue os reparos na via, bem como sua pavimentação e limpeza, para evitar que, com a aproximação do período chuvoso haja prejuízo à rede de esgoto e também às casas da parte de baixo da rua.
Logo em seguida, a visita técnica solicitada contemplou o bairro Rosário. Na Rua Perimetral Sucupira existe uma tubulação de esgoto que corta a via e passa por baixo da casa de um dos moradores. Segundo os representantes do SAAE, não existe plano de ação para a reivindicação, visto que, no momento, não há recurso na autarquia destinado para a obra. Os vereadores solicitaram que seja feito levantamento de projeto e que as informações sejam repassadas à Casa para que os moradores sejam beneficiados. O último ponto da visita foi a Travessa Peroba, na mesma rua. A solicitação dos moradores é que seja feita uma obra de urbanização da localidade. O Executivo já informou que o projeto para a localidade está em fase de elaboração, mas ainda sem data para que as obras sejam iniciadas.
Fotos/Créditos: Ascom/CMM

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00