
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
Parlamentares conheceram novo espaço a convite da empresa
Aquecimento da economia local e mais qualidade de vida para seus colaboradores. Esses são dois dos múltiplos benefícios identificados pela gerência da mineradora Vale/SA sobre a localização do seu mais novo escritório. A nova sede foi inaugurada dia 27 de dezembro de 2019, no coração de Mariana, e é destinada aos setores administrativos do complexo Mariana, com capacidade para comportar até 180 funcionários.
Situado à Rua Antônio Olinto, nº 33, próximo ao hotel Faísca, o casarão foi reformado e adaptado para atender às necessidades da empresa. O espaço possui elevador e acessibilidade. Além dos departamentos administrativos, encontramos guichês de atendimento do Plano de Assistência à Saúde do Aposentado da Vale (PASA) e do Plano de Previdência Complementar Valia.
Os vereadores Cristiano Vilas Boas (PT), Deyvson Ribeiro (SD), Fernando Sampaio (PRB), Gerson Cunha (PSC), Juliano Duarte (Cidadania) e Ronaldo Bento (PSB) participaram da apresentação do novo escritório, na última quarta-feira (12) a convite da empresa. Fernando Sampaio questionou se a mudança foi motivada por algum suposto risco na mina, em relação à barragem. Em resposta, o relações institucionais da mineradora, Daniel Soares, afirmou que o empreendimento não tem esse caráter de medida preventiva.
A gerente executiva do Complexo Mariana da Vale, Heloísa Oliveira, destaca que o fator segurança foi decisivo para a iniciativa no que se refere aos riscos que os colaboradores são expostos nas estradas. “Muitas vezes, percorrem 1h30 na MG-129 para executar um serviço administrativo, em um computador que pode estar na cidade”, pontua Heloísa. Além do ganho em relação ao tempo de deslocamento, a empresa registra uma considerável economia com o investimento em transporte. “Antes, tínhamos a Vale e Mariana. Agora, estamos dentro de Mariana”, comemora a gerente.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00