
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
Em Caeté, a gratuidade no transporte público já é realidade para os passageiros.
Nesta segunda-feira (27), os vereadores da Câmara Municipal de Mariana visitaram a cidade de Caeté-MG para conhecer o funcionamento da Lei Tarifa Zero, que tornou gratuito o transporte público para os passageiros.
O prefeito da cidade de Caeté, Lucas Coelho (AVANTE), acredita que o município de Mariana poderá subsidiar a tarifa do transporte coletivo. Ele ressalta que “é uma política pública que vai de encontro com o que a população precisa” e questionou que se há orçamento não há motivos para não implementá-la.
Durante a reunião, os vereadores esclareceram algumas questões sobre o programa Tarifa Zero. O vereador Marcelo Monteiro Macedo, do Movimento Democratico Brasileiro (MDB), mostrou-se preocupado com a qualidade do serviço prestado atualmente pela empresa concessionária de transporte coletivo na cidade de Mariana. O vereador Gilberto Mateus Pereira (Tikim), do Cidadania, relatou a dificuldade dos cidadãos de Mariana com o valor cobrado como tarifa de ônibus e destacou que a tarifa zero poderá auxiliar as pessoas que não têm condição financeira de arcar com esse custo. Ele acredita que a iniciativa poderá beneficiar a todas as pessoas e declarou ser favorável ao projeto.
O Vereador Manoel Douglas Soares Oliveira (Preto) do Partido Verde se manifestou favorável ao projeto e levantou a preocupação com as diferenças entre os municípios. O parlamentar pontuou que em Mariana verifica-se que há superlotação no transporte coletivo, mesmo com pagamento de tarifa. O vereador Fernando Sampaio de Castro, do Partido Socialista Brasileiro (PSB), destacou que o projeto considera o cenário de 2018, com mais números de ônibus do que há atualmente no município.
O Projeto de Lei 192/2021, que dispõe sobre autorização ao poder Executivo para conceder de forma temporária e em caráter experimental subvenção econômica para o subsídio tarifário do transporte coletivo urbano de passageiros no município de Mariana com isenção integral de tarifa para o usuário, está na pauta da reunião extraordinária agendada para esta quarta-feira (29), com início às 10h. A sessão será realizada por videoconferência e terá transmissão ao vivo no site camarademariana.mg.gov.br e via Facebook (@camarademariana)

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00