
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
Os vereadores fizeram visita técnica no local
Na manhã de terça-feira (06), o presidente e o vice-presidente da Comissão de Obras da Câmara de Mariana, vereadores Marcelo Macedo (PSDB) e Deyvson Ribeiro (SD), acompanhados pela vereadora Daniely Alves (PR), estiveram no estacionamento do Centro de Convenções. O motivo da visita técnica foi apurar a finalidade que seria dada aos paralelepípedos que começavam a ser retirados do local. A retirada do calçamento foi acusada pelo vereador Antônio Marcos “Tenente Freitas” (PHS) durante a última reunião ordinária e suspensa após a vistoria da comissão.
De acordo com o coordenador da execução da obra, José Pereira Neto, o material removido seria realocado na Praça Tancredo Neves, onde está ocorrendo a obra de mudanças no trânsito. “Hoje, a gente tem a mão única no sentido bairro-centro e a antiga contramão estava sendo pouco utilizada por haver restrições nela. Então, o nosso projeto consiste em readequar os obstáculos existentes para disponibilizar uma terceira faixa para fluxo de veículos, com a redução da calçada de aproximadamente 5 metros que tem na virada do ponto de táxi”, relata Pereira.
Segundo ele, a mudança não prejudicaria o estacionamento dos veículos no Centro de Convenções, que receberia bloquetes em tons mais claros que o paralelepípedo, gerando uma sinalização permanente dos locais das vagas.
O vereador Marcelo Macedo questionou a necessidade da obra e chamou a atenção para o tempo dos calceteiros que estava sendo comprometido com o serviço. Deyvson e Daniely também se demonstraram contrários à manutenção. Sob orientação da Comissão, a retirada dos paralelepípedos foi interrompida para não prejudicar a estrutura original do projeto do Centro de Convenções e o município fará a compra imediata de novo material para a obra que está em execução no centro da cidade. A manutenção na via deve durar mais cerca de um mês.
A visita técnica foi encerrada com uma reunião na sede do Executivo com o vice-prefeito Newton Godoy e os vereadores puderam conhecer detalhes do projeto em execução na Praça Tancredo Neves. A Comissão de Obras também é responsável por apreciar os assuntos relativos à viação, agricultura, indústria, comércio e meio ambiente.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00