
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
A ação visa fiscalizar ações de degradação em uma estrada vicinal conhecida como Trilha do Bonanza
A preocupação com o meio ambiente e o fomento da prática esportiva no município foi o tema principal do Requerimento nº 142/2020 aprovado por unanimidade na reunião ordinária remota da Câmara de Mariana nesta segunda-feira, 30 de novembro. Com a aprovação da matéria, será agendada uma reunião por videoconferência para debater este assunto com entidades ligadas ao ciclismo e Motocross.
O autor do requerimento, vereador Cristiano Silva Vilas Boas (PT), disse que atletas e praticantes do ciclismo e MotoCross em Mariana solicitaram apoio no sentido de verificar ações de degradação em uma estrada vicinal, conhecida como Trilha do Bonanza. Neste local, segundo relato dos atletas, já existe uma grande movimentação de material (terra) e o surgimento de ocupações irregulares. “Como já realizamos uma reunião para discutir a questão de mineração em outras trilhas, como Casarão e Aranhas, gostaríamos de realizar essa reunião novamente para esclarecer sobre o que está acontecendo com essa trilha também”, pediu Vilas Boas.
O vereador Juliano Duarte (CIDADANIA) explicou que uma máquina realizou serviços de extração de minério de forma irregular no local, sem as devidas licenças do Município e do Estado. Duarte disse também que a região vem sofrendo com a ocupação irregular de moradias, sem autorização do proprietário da área e da Prefeitura de Mariana. “Simplesmente, é mais um ato clandestino que ocorreu, assim, como já vem acontecendo em outros lugares de Mariana”, esclareceu o vereador.
Além dos problemas causados pela ocupação desordenada e extração irregular de minerais em trilhas do município, o vereador Tenente Freitas (PATRIOTA) denunciou que estes locais, estradas e rodovias que cortam a cidade vêm sofrendo com descartes irresponsáveis de lixo doméstico e restos de construções. Freitas lembrou que já solicitou à Prefeitura a colocação de placas educativas nestes locais, orientando e proibindo o descarte deste tipo de material nas trilhas. “A gente fica assustado quando passa por estes locais. A gente precisa rever, e bastante, a postura do ser humano”, desabafou Freitas.
A falta de ações por parte da Prefeitura no combate a estas ações irregulares e a inexistência de políticas públicas de preservação e proteção do meio ambiente é, para o vereador Deyvson Ribeiro (DEM), o principal motivo da degradação das trilhas utilizadas pelos atletas. “O descaso do Executivo é tão grande que os próprios praticantes e atletas é que têm de fazer uma vaquinha para limpar e conservar essas trilhas”, criticou Ribeiro.
Para o vereador Bruno Mol, Mariana possui um grande potencial turístico esportivo e a manutenção e preservação dessas trilhas é essencial, pois já existem pessoas recebendo grupos de turistas interessados em conhecerem as belezas naturais destes locais. “Eu parabenizo o vereador Cristiano pela proposição, pois o turismo esportivo tem movimentado, economicamente, inúmeras cidades brasileiras e Mariana tem tudo para ser um potencial nesta atividade turística”, ressaltou Mol.
Crédito: Ascom/CMM
Foto: Arquivo Ascom/CMM

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00