
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
Protocolo de intenções foi apresentado à Fundação Renova para que o acervo seja encaminhado aos cuidados da Reserva Técnica
Na tarde desta quarta-feira (04), o presidente da Câmara Municipal de Mariana, vereador Edson Agostinho "Leitão" (Cidadania), apresentou um protocolo de intenções à Fundação Renova com o pedido de salvaguarda dos bens histórico-culturais pertencentes ao Legislativo Marianense enquanto a sede da Câmara for transferida provisoriamente para um novo espaço. A Câmara funcionará em caráter provisório em novas instalações durante a reforma do seu casarão histórico, datado do século XVIII.
O presidente da Câmara demonstrou zelo com o acervo e ressaltou o trabalho desenvolvido pelo setor de patrimônio que se dedicou a particularizar os objetos artísticos e sacros ao atualizar o inventário patrimonial da Câmara.
De acordo com a gerente de território da Fundação Renova, Lígia Pereira, a organização não governamental acolhe bem esse pedido porque tem "uma relação de muito respeito com essa Casa por tudo o que ela representa na história de Mariana". A solicitação refere-se à possibilidade de salvaguardar 22 bens, entre quadros, mobiliário e peças sacras, enquanto o prédio da Câmara estiver em restauração. "Nós temos aqui em Mariana a Reserva Técnica que é onde a gente já faz esse tipo de ação de restauro e salvaguarda dos objetos que são da igreja e da memória de Bento Rodrigues e Paracatu", ponderou a representante da Fundação Renova. A proposta será analisada, no entanto a gerente adianta que "a nossa vontade é muito grande de fazer o atendimento da forma como a Câmara merece".
A pinacoteca da Câmara de Mariana está exposta à visitação no hall da Casa Legistativa e encanta visitantes de várias origens. O acervo reúne relíquias, como a pintura original da rainha Maria Ana D´Áustria doada por Dom Duarte Orleans de Bragança em virtude das comemorações dos 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil (1808-2008).
Foto: Presidente da Câmara (à esq.) ao lado de Lígia Pereira e Edvaldo Andrade
Crédito: Ascom/CMM

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00