
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
O serviço de alistamento militar está disponível no CAC desde 2018
Há 11 meses, o local que os cidadãos devem procurar para se regularizarem junto ao Serviço Militar Obrigatório se tornou mais acessível. O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara de Mariana, em parceria com a Secretaria de Defesa Social/Guarda Municipal, é a nova sede da Junta de Serviço Militar de Mariana desde novembro de 2018. Antes, a Junta Militar funcionava no terminal rodoviário, o que dificultava o atendimento ao público.
Nesta quarta-feira, dia 4 de setembro, o presidente da Câmara, Edson Agostinho “Leitão” (Cidadania) e a secretária da Junta Militar de Mariana, GM Cristiane Souza, receberam o delegado de Serviço Militar, 1º Tenente Domiciano Marcos de Magalhães, da 4ª Região Militar. Ele esteve no prédio da Câmara pela primeira vez para a regular visita técnica de orientação sobre o serviço. “Agradecemos a Câmara por ter acolhido a Junta Militar”, destacou Domiciano reconhecendo a fácil localização do prédio. Acompanhado do soldado Altamiro de Souza Santos, ele pôde conhecer toda a estrutura e história da primeira Casa de Leis de Minas, sob orientação do servidor Cristiano Casimiro.
O Serviço Militar Obrigatório visa o provimento de quadros da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira a partir da seleção e incorporação de jovens cidadãos do sexo masculino ao completarem 18 anos de idade. No entanto, o cidadão que alista-se em Mariana já está automaticamente desobrigado a servir às Forças Armadas, tendo em vista que o município não é tributário.
Em agosto, foram emitidos 192 Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) pela Junta de Serviço Militar de Mariana. Para requisitar o certificado, é necessário arcar com uma taxa no valor de R$ 4,37 e apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade (Certidão de Nascimento, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação), CPF e Comprovante de Residência.
O horário de atendimento da Junta Militar é de 8h às 11h30 e de 13h às 17h, no térreo da Câmara de Mariana (Praça Minas Gerais – 89, Centro). Para mais informações, entre em contato pelo telefone 3558-1503.
Fotos/Créditos: Ascom/CMM

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00