
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
O número menor de testes em relação à cidade de Ouro Preto gerou questionamentos durante a reunião ordinária ocorrida nesta segunda-feira (14)
O presidente do Legislativo marianense, vereador Ronaldo Bento (PSB) solicitou que a Comissão de Saúde e Educação da Casa de Leis encaminhe um requerimento à mineradora questionando o motivo de o município ter recebido apenas cinco mil kits de teste para a Covid-19, enquanto a cidade de Ouro Preto foi agraciada pela Vale com o dobro desse montante. O parlamentar ressaltou que respeita a população ouropretana e reconhece a importância histórica, cultural e social da antiga Vila Rica. Entretanto, o vereador ficou surpreso com o tratamento dado pela empresa à primeira cidade de Minas. “Sabemos ser um ato discricionário de uma empresa privada, mas queremos saber o porquê deste tratamento diferenciado com Mariana, uma vez que nas últimas semanas tivemos um número elevado de casos no município, ficando a Secretaria de Saúde sobrecarregada na testagem dos nossos cidadãos”, cobrou o vereador.
O tratamento diferenciado da Vale com Mariana, apontado pelo presidente do Legislativo marianense, não surpreendeu o líder de governo na Câmara, vereador Fernando Sampaio (PSB). Segundo ele, a Vale sempre fez distinção de suas ações quando se trata das duas cidades, principalmente quando o assunto é relacionado ao conjunto arquitetônico barroco existente nesses dois municípios mineiros. “Infelizmente, as companhias sempre prestigiaram mais Ouro Preto do que Mariana e não sei o porquê disso. Vocês podem constatar que o patrimônio histórico de Ouro Preto conta com uma participação mais efetiva da Vale, principalmente na reforma de monumentos e igrejas. Em Mariana, você só consegue ver uma participação da Vale nas obras de restauro do antigo Palácio dos Bispos e na Igreja de Nossa Senhora do Carmo”, apontou Sampaio.
O presidente da Comissão de Saúde e Educação, vereador Maurício Antônio Borges Andrade e Silva "Maurício da Saúde" (AVANTE), acatou o pedido do presidente Ronaldo Bento e deliberou pelo encaminhamento de um ofício à Vale solicitando informações sobre as doações de kits de testes para as duas cidades.
Liberação de Recursos - Durante a mesma reunião, os vereadores liberaram recursos para o Lar Santa Maria, que abriga idosos. Por unanimidade e em uma única discussão, os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 08/2022, que autoriza a Prefeitura a repassar mais de R$ 500 mil para a entidade. O dinheiro vai ser utilizado na construção de uma nova lavanderia para atender os internos do Lar.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00