
A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.
Requerimento 62/2020 solicita que a Prefeitura, autarquias municipais e a Fundação Renova priorizem a contratação de empresas de locação de veículos da cidade
Desde o início do distanciamento social, a Câmara de Mariana vem aprovando medidas para a proteção e combate da Covid-19 no município, além de ações para o fortalecimento da economia local. Na reunião desta segunda-feira (04), os vereadores aprovaram o Requerimento 62/2020, de autoria do vereador Ronaldo Bento (PSB), que orienta a Prefeitura, autarquias municipais e a Fundação Renova a priorizarem a contratação de empresas de locação de veículos da cidade.
O autor do requerimento justificou seu pedido destacando que já é possível observar uma retração econômica em vários setores e que sua proposição é uma forma de buscar alternativas para minimizar os impactos negativos na economia durante o distanciamento social. “Ao passar próximo às locadoras de veículos de Mariana podemos perceber que quase 80% da frota está à venda, pois os empresários não conseguem alugar seus veículos. Por isso eu peço à Prefeitura e à Câmara que intercedam junto à Fundação Renova para que ela possa priorizar a contratação dessas empresas marianenses”, pediu Bento.
O vereador Juliano Duarte (Cidadania) parabenizou o parlamentar pela iniciativa, porém destacou que Prefeitura, Câmara e os demais órgãos públicos municipais sempre buscam priorizar, em suas contratações, empresas locais. Entretanto, explicou Duarte, que estas entidade são regidas pela Lei 8.666, que trata das licitações e compras para o setor público. Ele ressaltou também que a lei prioriza sempre o menor preço e por isso algumas vezes as empresas e comércios de Mariana não conseguem competir com outras corporações vindas de fora. “Contudo, a Fundação Renova, por se tratar de uma organização privada e não pública, eu entendo que ela pode, sim, priorizar em suas contratações empresas de Mariana, fortalecendo assim a nossa economia”, lembra o vereador.

A Câmara de Mariana realizará a primeira Reunião Extraordinária do ano nesta segunda-feira, dia 26 de janeiro, às 14h30, para discussão e votação do Projeto de Lei nº 19/2026.

A Câmara Municipal de Mariana realizará, no dia 31 de janeiro de 2026, o Cenarium Cultural, evento gratuito que propõe uma imersão na arte, na memória e na identidade cultural do município. A programação acontecerá das 14h às 18h30, na Casa de Câmara e Cadeia, localizada na Praça Minas Gerais.

A Comissão de Sindicância da Câmara foi instituída pela Portaria nº 126/2025, atendendo ao Requerimento nº 84/2025, de autoria do vereador Marcelo Macedo. As reuniões ocorreram nas segundas e terças-feiras, conforme regulamentado pela Portaria nº 162/2025.

Desde 18 de fevereiro de 2020, o Janeiro Branco integra oficialmente o Calendário Municipal, por meio da Lei nº 3.327/2020. A legislação estabelece o mês como um período de mobilização, conscientização e estímulo ao cuidado com a saúde mental e o bem-estar emocional, com foco especial na prevenção da depressão e dos transtornos de ansiedade.

Foram 10 edições realizadas em 2025 e esse é só o começo. Confira o calendário dos mutirões de 2026.
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
TELEFONE
(31) 3557-6200
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00
PLENÁRIO E CASA DE CÂMARA
Praça Minas Gerais, Nº 89, Centro
SEDE ADMINISTRATIVA
Rua do Seminário, Nº 237, Centro
DIAS DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
De 7:00 às 18:00